Home / Internacional / Escalada entre Trump e Putin reacende temor nuclear e repercute em vários continentes

Escalada entre Trump e Putin reacende temor nuclear e repercute em vários continentes

ocrente 1762489033
Spread the love

Washington / Moscou – O distanciamento entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, elevou o risco de ameaças nucleares, no mesmo período em que os EUA realizaram o primeiro teste de míssil intercontinental autorizado pela atual gestão. A tensão geopolítica se soma a uma série de crises e medidas de segurança em outros pontos do planeta.

Estados Unidos

Enquanto o impasse com Moscou ganha força, a Suprema Corte manteve em vigor uma regra da era Trump que impede a marcação de sexo diferente do registrado no nascimento em passaportes norte-americanos. No front interno, o país encara o maior shutdown da história, que afeta aeroportos, benefícios sociais e a administração da migração.

Trump ainda descartou “fundamentação jurídica” para atacar a Venezuela, criticou a trajetória da deputada Nancy Pelosi — que anunciou aposentadoria — e sinalizou disposição para dialogar com o acadêmico socialista Mahmood Mamdani, apesar de reprovar seu discurso. Já o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, alertou que as políticas ambientais do republicano poderiam levar a um “colapso climático”.

América Latina

No Peru, a ex-primeira-dama Eliane Karp, condenada por corrupção, acionou o Supremo Tribunal Federal brasileiro na tentativa de evitar prisão e extradição. Paralelamente, o Congresso peruano declarou o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, persona non grata após o asilo concedido a um ex-primeiro-ministro do país.

Na Bolívia, a Justiça anulou a sentença contra a ex-presidente Jeanine Áñez, que foi libertada após a decisão.

Europa

Uma operação antiterrorista em Viena descobriu um arsenal de armas atribuído ao Hamas, intensificando os alertas de segurança na Áustria. A Polônia lançou o maior programa de treinamento militar para civis de sua história, enquanto a Alemanha investiga atos de vandalismo com símbolos nazistas acompanhados de “sangue humano”.

Em Portugal, autoridades apreenderam um submarino que transportava 1,7 tonelada de cocaína procedente da América do Sul. Já no Mar do Norte, a identificação de um “tesouro subaquático” de recursos renováveis é apontada como potencial divisor de águas para a matriz energética europeia.

Negócios e economia

Os acionistas da Tesla aprovaram um pacote de remuneração que pode transformar Elon Musk no primeiro trilionário do planeta. Na arena climática, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva publicou artigo sugerindo redirecionar receitas do petróleo para financiar ações globais contra a mudança do clima.

Os episódios ilustram um panorama internacional marcado por tensões militares, embates políticos e iniciativas econômicas de grande impacto.

Com informações de Gazeta do Povo