Home / Internacional / Taiwan proíbe Xiaohongshu por um ano após conectar aplicativo a 1,7 mil golpes

Taiwan proíbe Xiaohongshu por um ano após conectar aplicativo a 1,7 mil golpes

ocrente 1764968737
Spread the love

O governo de Taiwan determinou nesta quinta-feira (4 de dezembro de 2025) o bloqueio da rede social chinesa Xiaohongshu — conhecida internacionalmente como RedNote — alegando risco elevado de fraudes e descumprimento das leis locais.

De acordo com o Ministério do Interior, a plataforma foi vinculada a cerca de 1,7 mil casos de fraude desde 2024, que resultaram em prejuízos superiores a 247,7 milhões de novos dólares taiwaneses, o equivalente a aproximadamente US$ 7,9 milhões. O bloqueio vale, inicialmente, por um ano.

As autoridades afirmam que a empresa responsável pelo aplicativo ignorou pedidos oficiais de cooperação e se recusou a fornecer dados alegando não estar sob jurisdição de Taiwan, por estar sediada na China continental.

Em testes de cibersegurança conduzidos pelo Escritório de Segurança Nacional, o Xiaohongshu falhou nos 15 indicadores avaliados. Após o resultado, os provedores de internet receberam ordem para impedir imediatamente o acesso ao serviço.

O Ministério do Interior também solicitou que plataformas globais, como o Google, suspendam a veiculação de anúncios relacionados ao aplicativo. Usuários foram orientados a não baixar o programa ou a removê-lo caso já esteja instalado.

O bloqueio ocorre em meio a uma série de medidas de Taipei para reforçar a proteção contra crimes on-line e diante da crescente tensão política com Pequim.

Com informações de Gazeta do Povo