Home / Internacional / Sobrevivente do Holocausto morre em ataque a tiros em praia de Sydney

Sobrevivente do Holocausto morre em ataque a tiros em praia de Sydney

ocrente 1765861470
Spread the love

Sydney (Austrália) – O ucraniano Alexander Kleytman, que escapou do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, está entre as vítimas fatais do atentado antissemita registrado no último domingo (14) em Bondi Beach, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Sydney.

Testemunhas relataram que dois homens armados abriram fogo contra centenas de pessoas que participavam de um evento na orla. Um dos suspeitos foi morto pelas forças de segurança no local; o segundo permanece sob custódia, segundo a emissora pública australiana ABC.

A morte de Kleytman foi confirmada por sua esposa, Larisa Kleytman, também sobrevivente do Holocausto. Ao jornal The Australian, ela contou que o casal estava de pé quando ouviu “boom, boom” e todos se jogaram ao chão. Alexander tentou aproximar-se para protegê-la e acabou atingido.

De acordo com a organização JewishCare, Kleytman sobreviveu a duras condições na Sibéria durante a guerra, onde lutou pela sobrevivência ao lado da mãe e de um irmão mais novo. Décadas depois, o casal deixou a Ucrânia e se estabeleceu na Austrália.

As autoridades informaram que as vítimas do ataque têm diferentes idades e nacionalidades, incluindo cidadãos da França, Eslováquia e Israel. Entre os mortos estão dois rabinos vinculados ao movimento Chabad e uma criança de 10 anos, conforme dados reunidos por NBC News e CBS News.

O incidente ocorreu na véspera de 15 de dezembro de 2025, data em que a comunidade local prestou homenagens às vítimas com velas, flores e orações na praia.

Com informações de Gazeta do Povo