Home / Internacional / Sismo de 7,8 graus sacode Kamchatka e dispara alerta de tsunami na Rússia

Sismo de 7,8 graus sacode Kamchatka e dispara alerta de tsunami na Rússia

ocrente 1758287882
Spread the love

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu na manhã desta sexta-feira (19) a costa leste da península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo, levando as autoridades a emitir alerta de tsunami por várias horas.

De acordo com o Serviço Geofísico da Rússia, o epicentro localizou-se a 162 quilômetros do litoral e a 29 quilômetros de profundidade sob o leito do oceano, em uma das zonas de maior atividade sísmica e vulcânica do planeta.

Em Petropavlovsk-Kamchatsky, capital regional, tremores equivalentes à intensidade 7 na escala de avaliação local foram registrados em alguns bairros, mas não há relatos de vítimas nem de danos estruturais significativos.

O governador Vladimir Solodov informou que o nível do mar subiu cerca de 30 centímetros em um ponto da península e 15 centímetros nas ilhas Curilas do Sul, o que motivou a ativação do alerta de tsunami. Centros de acolhimento temporário permanecem abertos para moradores que optaram por deixar suas casas.

Solodov destacou que, desde 30 de julho, a região já contabilizou aproximadamente 20 mil réplicas. Especialistas preveem novos abalos, porém indicam que o tremor desta sexta pode ter sido o mais forte do período recente.

Em 30 de julho, Kamchatka registrou um terremoto de magnitude 8,8 — o mais intenso desde 1952 —, que chegou a despertar simultaneamente sete vulcões pela primeira vez em quase três séculos. Inserida no Círculo de Fogo do Pacífico, a península abriga cerca de 30 vulcões ativos, dos quase 130 catalogados, listados como Patrimônio Mundial da Unesco desde 1996.

A atividade sísmica constante deve-se ao encontro da placa tectônica norte-americana com a eurasiática e a do Pacífico, além da proximidade da placa filipina.

Com informações de Gazeta do Povo