Brasília, 29 de outubro de 2025 – Militares dos Estados Unidos realizaram nesta quarta-feira (29) mais um ataque contra uma embarcação suspeita de transportar drogas em águas internacionais do Oceano Pacífico, informou o secretário de Guerra norte-americano, Pete Hegseth.
Segundo o chefe da pasta, a operação tinha como alvo um barco já monitorado pelos serviços de inteligência por atuar em rota conhecida do narcotráfico na América Latina. Quatro homens identificados como “narcoterroristas” estavam a bordo e morreram no bombardeio. Nenhum militar norte-americano ficou ferido.
Série de ofensivas
O ataque desta quarta marca o sexto golpe contra embarcações no Pacífico em apenas oito dias. Desde o início de setembro, quando Washington começou a bombardear alvos marítimos ligados ao tráfico, somam-se 14 ações — primeiras no Caribe, perto da Venezuela, e, mais recentemente, no Pacífico, nas proximidades da Colômbia.
Ao todo, 61 pessoas morreram e três sobreviveram nessas ofensivas, de acordo com números divulgados pelo governo dos EUA.
Escalada regional
Nas últimas duas semanas, as tensões cresceram após o presidente Donald Trump anunciar que autorizou operações letais da CIA em território venezuelano e que tropas norte-americanas poderão executar ações terrestres contra cartéis na região. Paralelamente, o Grupo de Ataque do porta-aviões Gerald R. Ford foi deslocado para a área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA.
Até o momento, Washington mantém a posição de atacar apenas embarcações suspeitas em águas internacionais, justificando as ações como parte do esforço para conter o fluxo de narcóticos rumo ao território norte-americano.
Com informações de Gazeta do Povo