Home / Internacional / Senado uruguaio abre discussão sobre acordo Mercosul-UE e prevê ratificação rápida

Senado uruguaio abre discussão sobre acordo Mercosul-UE e prevê ratificação rápida

ocrente 1771372232
Spread the love

Montevidéu – A Comissão Especial do Senado do Uruguai que vai avaliar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia reuniu-se pela primeira vez na terça-feira (17.fev.2026). O encontro contou com a presença do chanceler Mario Lubetkin, que relatou “apoio extraordinário” dos 15 parlamentares que integram o colegiado.

Firmado em 17 de janeiro, em Assunção, após mais de 25 anos de negociações, o texto chegou ao Parlamento uruguaio por último entre os países do bloco, mas o governo ainda pretende ser o primeiro a ratificá-lo. “A imensa maioria do Parlamento vai acompanhar o acordo”, afirmou o ministro das Relações Exteriores em entrevista coletiva após a sessão.

Próximos passos

Ao longo desta semana, a comissão ouvirá representantes dos setores produtivos e trabalhistas. Uma nova reunião está marcada para a próxima segunda-feira (23.fev), quando Lubetkin retornará acompanhado do ministro da Economia e Finanças, Gabriel Oddone, para prosseguir o debate com os senadores.

Lubetkin disse esperar que o texto seja aprovado pelo Senado “já na próxima semana” e estimou que, até o fim de março, todos os países do Mercosul concluam seus processos legislativos. Depois disso, caberá à União Europeia deliberar sobre o tratado.

Movimentação regional

Na sexta-feira anterior, a Argentina saiu na frente ao ratificar o acordo em sua Câmara dos Deputados. O chanceler uruguaio considera que a aprovação no país vizinho envia “um sinal preciso” para Bruxelas e reforça a expectativa de avanço conjunto dentro do bloco sul-americano.

Com a tramitação iniciada no Senado, Montevidéu coloca o acordo como prioridade da agenda legislativa, visto pelo governo como peça central para a estratégia de inserção internacional do país.

Com informações de Gazeta do Povo