Home / Internacional / Secretária de Segurança pede a Trump veto total a viajantes de países acusados de enviar “assassinos” aos EUA

Secretária de Segurança pede a Trump veto total a viajantes de países acusados de enviar “assassinos” aos EUA

ocrente 1764679830
Spread the love

A Secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kristi Noem, recomendou ao presidente Donald Trump a adoção de uma proibição completa de viagens oriundas de países que, segundo ela, “têm inundado nossa nação com assassinos e viciados em benefícios”. A sugestão foi feita em reunião recente na Casa Branca e divulgada por Noem em mensagem publicada na rede social X.

“Recomendo a proibição total de viagens a todos os países que têm inundado a nossa nação de assassinos, sanguessugas e viciados em benefícios sociais”, escreveu a secretária. Noem classificou esses países como “invasores estrangeiros” que tentariam minar a liberdade nos Estados Unidos e reforçou: “Não os queremos. Nenhum deles”.

A proposta amplia o endurecimento migratório já adotado pelo governo. Até o momento não foram especificados quais Estados podem ser atingidos pela possível medida, nem o prazo para análise da Casa Branca.

Ataque a militares intensifica debate

A recomendação veio poucos dias após o assassinato de um membro da Guarda Nacional dos EUA e o ferimento grave de outro. O autor do ataque é um imigrante ilegal do Afeganistão que entrou no país por um programa criado durante a gestão do democrata Joe Biden.

Na sequência do episódio, o governo Trump suspendeu todas as decisões de asilo pendentes, ordenou a revisão de vistos de residência (green cards) concedidos a cidadãos de 19 países e interrompeu por tempo indeterminado os pedidos de imigração de afegãos.

Impacto para o Brasil ainda incerto

Até agora, o Brasil não foi afetado pelas novas restrições. No entanto, Trump declarou recentemente que pode adotar medidas adicionais para limitar viagens a partir do território brasileiro.

Com informações de Gazeta do Povo