A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) divulgou nota oficial neste sábado (13) repudiando o neurocirurgião Ricardo Barbosa, que elogiou nas redes sociais o homicídio do comentarista conservador norte-americano Charlie Kirk, morto nesta semana nos Estados Unidos.
Em mensagem publicada no Instagram, Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical.” O texto foi amplamente criticado e levou a SBN a declarar “veemente repúdio” à postura do médico.
Assinada pelo presidente da entidade, Paulo Henrique Pires de Aguiar, e pelo secretário-geral Nelson Saade, a nota afirma que manifestações como a de Barbosa “afrontam a ética médica e o juramento de Hipócrates”. A SBN informou ainda que tomará “as medidas cabíveis” para preservar a integridade moral e profissional da neurocirurgia no país.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) confirmou ter recebido denúncia contra o neurocirurgião na sexta-feira (12) e instaurado sindicância conforme o Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.306/2022). O procedimento corre sob sigilo.
A repercussão chegou aos Estados Unidos. Alertado pelo vereador recifense Thiago Medina em publicação na rede X, o vice-secretário de Estado norte-americano Christopher Landau classificou o comentário do médico como “um dos conteúdos mais chocantes” que já viu. Landau determinou a revogação de qualquer visto americano concedido a Barbosa e solicitou a inclusão do profissional em lista que impede futuras entradas nos EUA.
Charlie Kirk foi assassinado nesta semana; o principal suspeito, segundo autoridades, ainda não coopera com as investigações.
Com informações de Gazeta do Povo