Home / Internacional / Rússia sinaliza desejo de receber Trump após encontro com Putin no Alasca

Rússia sinaliza desejo de receber Trump após encontro com Putin no Alasca

rss featured 18238 1755261560
Spread the love

O governo russo manifestou nesta quinta-feira (14) a expectativa de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visite a Rússia depois da reunião que terá com Vladimir Putin na sexta-feira (15), em Anchorage, no Alasca.

A intenção foi exposta pelo enviado especial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Rodion Miroshnik, em entrevista à agência estatal TASS. “Falamos de ações simétricas. Se o líder russo vai ao território americano, esperamos uma visita recíproca do líder dos Estados Unidos à Rússia”, declarou o diplomata.

Questionado sobre a possibilidade de Trump incluir a Crimeia – península ucraniana anexada pela Rússia em 2014 – em seu roteiro, Miroshnik evitou antecipar cenários. “Não devemos nos adiantar aos fatos”, respondeu.

O encontro de sexta-feira ocorrerá em uma base militar de Anchorage e será o primeiro entre chefes de Estado dos dois países desde 2021, quando Putin se reuniu com o então presidente Joe Biden em Genebra. Na pauta estão a guerra na Ucrânia, um possível cessar-fogo e temas bilaterais.

A ida de Putin ao Alasca tem forte simbolismo: ele será o primeiro dirigente russo a pisar no território que, há 158 anos, foi vendido por Moscou a Washington por US$ 7,2 milhões.

Rússia sinaliza desejo de receber Trump após encontro com Putin no Alasca - Imagem do artigo original

Imagem: Anatoly Maltsev via gazetadopovo.com.br

Para Miroshnik, a aproximação entre Moscou e Washington não deve se limitar ao conflito ucraniano. Segundo ele, há espaço para retomar relações “internacionais, econômicas, culturais, esportivas e de outras áreas” em benefício de ambos os lados.

Com informações de Gazeta do Povo