Home / Internacional / Rússia quer reabrir rota aérea direta com o Brasil e promete condições vantajosas às companhias nacionais

Rússia quer reabrir rota aérea direta com o Brasil e promete condições vantajosas às companhias nacionais

ocrente 1770437098
Spread the love

O ministro dos Transportes da Rússia, Andrey Nikitin, propôs nesta quinta-feira (5) a retomada de voos diretos entre Brasil e Rússia. Segundo ele, Moscou está pronta para oferecer “as condições mais favoráveis possíveis” às empresas aéreas brasileiras interessadas em operar a rota.

A declaração foi feita a jornalistas no mesmo dia em que o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, esteve em Brasília para encontros com autoridades do governo Lula. A proposta integra o pacote de iniciativas voltadas ao fortalecimento da cooperação bilateral, de acordo com Nikitin.

Demanda de passageiros será determinante

De acordo com a agência estatal TASS, a possibilidade de reativar a ligação aérea já havia sido mencionada no fim de 2025 pelo embaixador do Brasil em Moscou, Sérgio Rodrigues dos Santos. Na ocasião, o diplomata afirmou que o retorno dos voos dependeria de demanda suficiente de turistas e destacou que Rio de Janeiro ou São Paulo poderiam servir como hubs para passageiros rumo a outros destinos da América do Sul.

Voos diretos existiram nos anos 1990

Brasil e Rússia mantiveram uma linha direta na década de 1990, operada pela estatal russa Aeroflot entre Moscou e São Paulo. O serviço foi encerrado no ano 2000.

A proposta surge em meio a esforços do Kremlin para ampliar sua presença política e econômica na América Latina, com o Brasil ganhando peso na estratégia russa após a perda de influência em outros países da região.

Com informações de Gazeta do Povo