Home / Internacional / Rússia e Irã firmam memorando para instalar oito reatores nucleares em Bushehr

Rússia e Irã firmam memorando para instalar oito reatores nucleares em Bushehr

ocrente 1758728866
Spread the love

A Rússia e o Irã assinaram nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2025, um memorando de entendimento que abre caminho para a construção de pequenas usinas nucleares em território iraniano.

O documento foi firmado em Moscou pelo diretor-geral da estatal russa Rosatom, Alexey Likhachev, e pelo vice-presidente iraniano e chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami. Segundo comunicado divulgado pela Rosatom, o memorando “detalha medidas específicas” para viabilizar o projeto no país persa.

De acordo com a agência oficial iraniana Irna, o plano prevê oito reatores na província de Bushehr, às margens do Golfo Pérsico. A cooperação ganhou impulso depois dos bombardeios realizados por Estados Unidos e Israel, em junho, contra instalações nucleares iranianas; na ocasião, Moscou manifestou prontamente disposição para ajudar Teerã a restabelecer sua capacidade atômica.

A assinatura ocorreu na sede da Rosatom e integrou a agenda da delegação iraniana em Moscou para a Semana Mundial Atômica, fórum que acontece de 25 a 28 de setembro em comemoração aos 80 anos da indústria nuclear russa. Os organizadores esperam representantes de mais de 100 países e planejam formalizar diversos acordos na área.

Entre os participantes já confirmados estão o próprio vice-presidente iraniano e o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

As tratativas bilaterais não são recentes. Em agosto, Likhachev declarou à TV pública russa que Rússia e Irã negociavam a construção de usinas modulares e que esperava “fechar os acordos em breve”. Dois dias antes da assinatura, Eslami antecipou que o entendimento seria oficializado “nos próximos dias”.

Com informações de Gazeta do Povo