SALT LAKE CITY (EUA) – Russell Marion Nelson, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, morreu na noite de sábado (27) em Utah, aos 101 anos. A informação foi confirmada pela instituição religiosa, que não divulgou a causa do falecimento.
Em comunicado, a igreja descreveu Nelson como “a pessoa mais amável e gentil com quem alguém poderia desejar se relacionar” e destacou que ele “sempre será lembrado por isso”.
Trajetória religiosa
Nelson tornou-se apóstolo em 7 de abril de 1984 e, em 14 de janeiro de 2018, assumiu a presidência mundial da fé mórmon aos 93 anos, tornando-se o líder mais velho da história da denominação. Durante seu mandato, anunciou a construção de 43 novos templos e visitou 32 países, além de diversos territórios norte-americanos, impulsionando a expansão internacional da igreja, que hoje reúne mais de 17 milhões de membros.
Carreira na medicina
Nascido em 9 de setembro de 1924, em Salt Lake City, Nelson graduou-se em medicina e destacou-se como cirurgião cardíaco. Em 1955, realizou a primeira cirurgia de peito aberto em Utah. Também serviu como médico durante a Guerra da Coreia antes de dedicar-se integralmente às atividades eclesiásticas.
Vida pessoal
O líder mórmon casou-se com Dantzel White, com quem teve dez filhos. Após o falecimento da primeira esposa, em 2005, casou-se em abril de 2006 com Wendy L. Watson. Nelson deixa a esposa, oito de seus filhos, 57 netos e 167 bisnetos.
Sucessão
O próximo presidente da igreja será escolhido formalmente pelo Quórum dos Doze Apóstolos após o funeral de Russell M. Nelson.
Com informações de Gazeta do Povo