Home / Internacional / Ruínas de igreja do século V são encontradas em Listra e reforçam passagens bíblicas sobre São Paulo

Ruínas de igreja do século V são encontradas em Listra e reforçam passagens bíblicas sobre São Paulo

ocrente 1765129843
Spread the love

Arqueólogos da Universidade Necmettin Erbakan revelaram, em 7 de dezembro de 2025, as ruínas de uma igreja cristã de aproximadamente 30 metros de comprimento na antiga cidade romana de Listra, hoje situada na província turca de Konya. O achado oferece evidências materiais para as viagens missionárias de São Paulo pela Anatólia, descritas no Novo Testamento.

Estrutura indica templo central da comunidade

Segundo o professor İlker Mete Mimiroğlu, que coordena as escavações, a construção remonta ao fim da Antiguidade, possivelmente ao século V. “Já podemos afirmar que esta era uma igreja central”, afirmou ao site Anatolian Archaeology.

Durante a escavação, foram identificados mosaicos dourados e paredes ricamente decoradas, típicos da arte cristã primitiva. As dimensões e a ornamentação sugerem que o local funcionava como principal ponto de culto e reunião dos fiéis da região.

Listra nos relatos bíblicos

Mencionada oito vezes no Novo Testamento, Listra foi palco de episódios relatados no livro de Atos, quando Paulo e Barnabé foram confundidos com os deuses Júpiter e Mercúrio após a cura de um homem coxo. A cidade integrou três das quatro viagens missionárias do apóstolo e é associada ao discipulado de Timóteo, considerado um dos primeiros bispos locais.

Convivência entre cristãos e muçulmanos

Em camadas superiores das ruínas, os pesquisadores também encontraram artefatos islâmicos, evidência de ocupação após a conquista seljúcida, no século VIII. Para Mimiroğlu, os objetos indicam que “a população cristã local não desapareceu” e continuou a viver sob administração muçulmana em um ambiente de tolerância.

O trabalho de campo reforça a importância da Ásia Menor na expansão do cristianismo entre os séculos I e IV, período conhecido como Cristianismo Primitivo, quando a fé era difundida principalmente de forma oral por apóstolos e primeiros seguidores.

As escavações prosseguem para mapear toda a área do templo e catalogar os achados artísticos, que podem lançar luz sobre a organização da igreja na passagem da Antiguidade para a Idade Média.

Com informações de Gazeta do Povo