Home / Internacional / Governo britânico impede participação de autoridades israelenses em feira de defesa em Londres

Governo britânico impede participação de autoridades israelenses em feira de defesa em Londres

ocrente 1756497581
Spread the love

O governo do Reino Unido decidiu barrar representantes oficiais de Israel na Feira Internacional de Equipamentos de Defesa e Segurança do Reino Unido (DSEI UK), marcada para setembro de 2025 em Londres.

“A opção de Israel por ampliar ainda mais sua operação militar em Gaza é um equívoco. Por isso, nenhuma delegação israelense será convidada para a DSEI UK 2025”, declarou um porta-voz do primeiro-ministro trabalhista Keir Starmer à CNN.

Em resposta, um porta-voz do Ministério da Defesa de Israel classificou a medida como “um ato deliberado e lamentável de discriminação”. O representante informou que o país já se retirou oficialmente da exposição e acusou Londres de “fazer o jogo dos extremistas” ao introduzir motivações políticas em um evento de caráter profissional.

O veto soma-se a outros episódios de tensão entre os dois governos. Em julho, Starmer afirmou que o Reino Unido reconhecerá um Estado palestino em setembro caso Israel não promova um cessar-fogo, atue para aliviar a crise humanitária em Gaza e reitere compromisso com a solução de dois Estados.

Antes disso, em junho, Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Noruega proibiram a entrada dos ministros israelenses Itamar Ben-Gvir (Segurança Nacional) e Bezalel Smotrich (Finanças) e bloquearam eventuais bens deles nesses países, acusando ambos de incitar violência extremista e violar direitos humanos de palestinos na Cisjordânia.

Com informações de Gazeta do Povo