Home / Internacional / Reagrupamento Nacional exige eleições antecipadas ou renúncia de Macron

Reagrupamento Nacional exige eleições antecipadas ou renúncia de Macron

ocrente 1756246312
Spread the love

Paris – O presidente do partido direitista Reagrupamento Nacional (RN), Jordan Bardella, declarou nesta terça-feira (26) que a única saída para a crise política na França é convocar novas eleições legislativas ou que o presidente Emmanuel Macron deixe o cargo.

“Não há outra forma de superar o impasse: devolver a palavra ao povo em eleições parlamentares ou que Emmanuel Macron apresente sua renúncia”, afirmou Bardella em entrevista à emissora TF1. O dirigente, afilhado político de Marine Le Pen, posicionou-se após o primeiro-ministro François Bayrou anunciar, na véspera, que se submeterá a uma moção de confiança em 8 de setembro.

Bayrou pretende obter aval dos deputados para um plano de austeridade de 44 bilhões de euros (R$ 278,52 bilhões) voltado a 2026. A votação, porém, tende a fracassar, já que RN e partidos de esquerda prometeram rejeitar a moção, deixando o governo dependente apenas de centristas e da centro-direita.

“Votaremos, sem nenhuma dúvida, contra a confiança no governo”, reforçou Bardella. Caso Bayrou seja derrotado, ele poderá renunciar, abrindo caminho para duas alternativas a cargo de Macron: convocar eleições legislativas antecipadas — o que ocorreria pela segunda vez em cerca de um ano, após o pleito de julho de 2024 — ou nomear um terceiro primeiro-ministro em menos de doze meses.

A instabilidade política ganhou força desde o anúncio do pacote econômico. Se o Parlamento derrubar Bayrou, especialistas apontam que a nova disputa eleitoral pode reconfigurar a relação de forças entre o Palácio do Eliseu e a Assembleia Nacional.

Com informações de Gazeta do Povo