Pequim – 03 de setembro de 2025. Um microfone aberto registrou o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, discutindo avanços em transplante de órgãos, biotecnologia e a possibilidade de seres humanos viverem até 150 anos durante o desfile militar realizado na capital chinesa nesta quarta-feira (3).
O diálogo ocorreu enquanto ambos caminhavam, ao lado do líder norte-coreano Kim Jong-un, rumo à tribuna de honra na Praça da Paz Celestial. A transmissão ao vivo da emissora estatal chinesa CCTV captou trechos da conversa.
No vídeo, o intérprete de Putin é ouvido dizendo em chinês: “A biotecnologia está se desenvolvendo continuamente. Órgãos humanos podem ser continuamente transplantados. Quanto mais você vive, mais jovem você se torna e pode até alcançar a imortalidade”.
Fora de quadro, Xi responde em mandarim: “Alguns preveem que neste século os humanos podem viver até 150 anos”. Em outro momento, o líder chinês acrescenta: “Agora, pessoas na casa dos 70 anos ainda são jovens”.
De acordo com a agência Reuters, quando Xi inicia sua fala, a transmissão muda para um plano aberto da praça, o áudio enfraquece e, cerca de 30 segundos depois, os três governantes reaparecem já subindo as escadarias para a plataforma de observação.

Imagem: ALEXANDER KAZAKOV
Após a cerimônia, Putin confirmou a jornalistas que o tema foi tratado brevemente com Xi. “Quando fomos ao desfile, o presidente falou sobre isso”, afirmou. Segundo ele, “os meios modernos de melhoria da saúde, inclusive cirurgias de substituição de órgãos, permitem que a humanidade espere por uma longevidade ativa diferente da atual”.
O desfile marcou mais uma demonstração de alinhamento entre China, Rússia e Coreia do Norte, que enviaram seus chefes de Estado para o evento militar na capital chinesa.
Com informações de Gazeta do Povo