Moscou – O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira (29) um decreto que convoca 135 mil homens para o serviço militar obrigatório, na maior campanha de recrutamento do país desde 2016.
De acordo com o documento, o alistamento ocorrerá entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2025. Os convocados deverão cumprir um ano de serviço em bases localizadas dentro do território russo.
O chefe da Direção de Mobilização do Estado-Maior das Forças Armadas, general Vladimir Tsimlianski, afirmou que a medida “não está diretamente ligada” à operação militar especial que o Kremlin mantém na Ucrânia.
Relatos anteriores indicam que recrutas já foram enviados ao front, ainda que essa possibilidade não esteja mencionada no decreto atual.
Desde o início da ofensiva contra a Ucrânia, em 2022, os gastos militares da Rússia atingiram níveis recordes desde a era soviética. Em setembro do ano passado, Putin determinou que o efetivo das Forças Armadas chegasse a 1,5 milhão de soldados. O número de conscritos cresce cerca de 5% ao ano desde então.
Com informações de Gazeta do Povo