Home / Internacional / Regime iraniano corta internet em meio a protestos que se espalham pelo país

Regime iraniano corta internet em meio a protestos que se espalham pelo país

ocrente 1767907169
Spread the love

O governo do Irã derrubou a conexão à internet em todo o território nacional nesta semana, após a intensificação das manifestações que, desde o fim de dezembro, desafiam a autoridade do aiatolá Ali Khamenei. A interrupção, confirmada em tempo real pela organização de monitoramento digital NetBlocks, afetou provedores centrais da infraestrutura iraniana.

De acordo com o Conselho Nacional de Resistência do Irã (NCRI), coalizão de oposição no exílio, protestos de grande porte ocorrem em Teerã e em cidades como Isfahan, Arak e Kermanshah. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram ruas lotadas e moradores gritando palavras de ordem a partir de sacadas, com frases como “É o ano do sangue, Khamenei será derrubado”.

As manifestações começaram como reação ao colapso econômico, à alta da inflação e à desvalorização do rial, mas rapidamente ganharam tom político, exigindo a queda do regime teocrático. O NCRI afirma que as forças de segurança intensificaram a repressão, com prisões em massa desde o recrudescimento dos atos.

Segundo o site Iran Insight, o movimento ganhou novo impulso após um apelo à mobilização nacional feito do exterior pelo príncipe Reza Pahlavi. Além dos protestos nas ruas, greves teriam fechado comércios em dezenas de municípios.

A organização de direitos humanos HRANA contabiliza pelo menos 36 mortes desde o início da crise — 34 manifestantes e dois integrantes das forças de segurança — e mais de 2 000 detenções em todo o país.

Com informações de Gazeta do Povo