Home / Internacional / Pressão dos EUA derruba Álex Saab do Ministério da Indústria na Venezuela

Pressão dos EUA derruba Álex Saab do Ministério da Indústria na Venezuela

ocrente 1768683020
Spread the love

Caracas – A vice-presidente e mandatária interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, exonerou na sexta-feira (16) o ministro da Indústria, Álex Saab, empresário colombiano apontado por autoridades norte-americanas como operador de esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro em favor do regime de Nicolás Maduro.

A demissão foi anunciada nas redes sociais de Rodríguez durante uma reestruturação administrativa que fundiu as pastas da Indústria e do Comércio. O novo Ministério da Indústria e Comércio será comandado pelo general Luis Antonio Villegas, oficial de carreira da Guarda Nacional Bolivariana.

Segundo a mandatária, Saab “assumirá novas responsabilidades”, sem detalhar quais funções ocupará. A decisão ocorre após intensa pressão de Washington, que considera o empresário um “laranja” de Maduro.

Saab foi detido em 2020 em Cabo Verde e extraditado para os Estados Unidos, onde respondeu por lavagem de dinheiro ligada a contratos de importação do governo venezuelano. Em 2023, foi libertado em troca de cidadãos norte-americanos presos em Caracas. No ano seguinte, em outubro de 2024, Maduro o nomeou ministro da Indústria.

Com a troca, Rodríguez conclui a primeira etapa da reformulação do gabinete desde que assumiu interinamente o Executivo venezuelano.

Com informações de Gazeta do Povo