Home / Internacional / Presidente português chama Donald Trump de “ativo soviético” e diz que EUA favorecem a Rússia

Presidente português chama Donald Trump de “ativo soviético” e diz que EUA favorecem a Rússia

ocrente 1756327432
Spread the love

Lisboa, 27 ago. 2025 – O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta quarta-feira (27) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, age como um “ativo soviético” e tem beneficiado a Rússia nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.

O comentário foi feito durante discurso na Universidade de Verão do Partido Social Democrata (PSD). “O líder máximo da maior superpotência do mundo é, objetivamente, um ativo soviético ou russo”, declarou Rebelo de Sousa.

Segundo o chefe de Estado português, a administração norte-americana “favoreceu estrategicamente a Federação Russa” ao ameaçar sanções “terríveis” sem, na prática, aplicar nenhuma medida contra Moscou. “Todos os dias há ameaças de sanções; alguma sanção dos EUA contra a Rússia? Nenhuma”, reforçou.

Rebelo de Sousa também criticou o fato de Washington ter “deixado de ser aliado de uma das partes para se tornar árbitro” do conflito, excluindo Ucrânia e União Europeia das conversas diretas com o Kremlin sobre um eventual acordo de paz.

Não foi a primeira vez que o presidente português direcionou acusações a Donald Trump. No início do ano, ele declarou que o norte-americano buscava “o deslizamento da democracia para a ditadura” após o veto a diversos veículos de imprensa na Casa Branca e, na mesma ocasião, já havia apontado favorecimento russo por parte de Washington.

Com informações de Gazeta do Povo