Autoridades norte-americanas anunciaram que o português Cláudio Neves-Valente, 48 anos, foi encontrado morto com um disparo autoinfligido em um depósito no estado de New Hampshire. Ele era apontado como principal responsável pelo tiroteio de 13 de dezembro na Brown University, em Providence (Rhode Island), que resultou em dois estudantes mortos e nove feridos.
De acordo com a promotora Leah Foley, do Ministério Público de Boston, Neves-Valente também é o autor do assassinato do professor Nuno F. G. Loureiro, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ocorrido dois dias após o ataque no campus de Brown. A motivação dos crimes permanece desconhecida.
Investigadores afirmam ter reunido “provas suficientes” que ligam o suspeito aos dois casos, incluindo registros de cartões de crédito e contratos de aluguel de veículos. Segundo Foley, o português utilizou troca frequente de telefones, placas e cartões que não estavam em seu nome para dificultar o rastreamento.
Ex-aluno da Brown, Neves-Valente teria participado do mesmo programa acadêmico que Loureiro em Portugal, indicando uma possível ligação pessoal entre os dois, embora detalhes não tenham sido divulgados. O procurador-geral de Rhode Island, Peter Neronha, informou que o suspeito entrou nos Estados Unidos com visto de estudante e obteve residência permanente em 2017.
As autoridades descartaram a participação de outras pessoas tanto no tiroteio quanto no homicídio do docente.
Com informações de Gazeta do Povo