Home / Internacional / Polônia detém oito suspeitos de planejar sabotagem em bases militares

Polônia detém oito suspeitos de planejar sabotagem em bases militares

ocrente 1761105691
Spread the love

Varsóvia – O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, informou nesta terça-feira (21) que oito pessoas foram presas sob acusação de preparar atos de sabotagem em diferentes regiões do país.

De acordo com Tusk, a Agência de Segurança Interna (ABW) realizou as detenções nos últimos dias e mantém operações em andamento, não descartando novas prisões.

O ministro encarregado dos Serviços Especiais, Tomasz Siemoniak, detalhou que os suspeitos teriam feito reconhecimento de instalações militares e de infraestrutura crítica, além de reunir recursos para possíveis ataques. Segundo ele, a ABW atua em conjunto com o Serviço de Contrainteligência Militar (SKW), a Polícia e a Promotoria Nacional.

Investigações preliminares indicam conexão das ações com a inteligência russa, segundo a emissora Euronews. As autoridades polonesas acreditam que o objetivo era intimidar a população e desestabilizar países da União Europeia que apoiam a Ucrânia.

Desde o início da invasão russa ao território ucraniano, em fevereiro de 2022, aumentaram os registros de espionagem e sabotagem na Europa. Na Polônia, dezenas de pessoas já foram detidas por suspeita de atividades ligadas a espionagem ou ações contra infraestrutura militar e civil, num contexto em que o país se destaca como um dos principais aliados da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

As autoridades polonesas prosseguem com as investigações e não descartam novas medidas de segurança para proteger instalações estratégicas.

Com informações de Gazeta do Povo