Home / Internacional / Pentágono investiga senador Mark Kelly por orientar militares a recusar ordens consideradas ilegais

Pentágono investiga senador Mark Kelly por orientar militares a recusar ordens consideradas ilegais

ocrente 1764041715
Spread the love

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 24 de novembro, a abertura de uma investigação contra o senador democrata e capitão da Marinha aposentado Mark Kelly, sob suspeita de violar o Código Uniforme de Justiça Militar (UCMJ). O inquérito foi divulgado em publicação oficial nas redes sociais do órgão.

Segundo o comunicado, foram recebidas denúncias de “grave má conduta” depois de Kelly participar de um vídeo no qual orienta militares norte-americanos a rejeitarem ordens que considerem ilegais. A pasta informou que a apuração poderá resultar no retorno do senador ao serviço ativo para julgamento em corte marcial ou em outras medidas administrativas, “com devido processo legal e imparcialidade”.

O Departamento de Guerra ressaltou que militares aposentados continuam sujeitos às normas do UCMJ. O texto também recorda que leis federais proíbem qualquer ação destinada a minar a lealdade, a moral ou a disciplina das Forças Armadas, advertindo que violações serão tratadas pelos canais legais apropriados.

Sem mencionar Kelly nominalmente, o comunicado enfatiza que ordens recebidas pelos militares são presumidamente legais e que convicções pessoais não justificam a desobediência, caso a ordem seja considerada lícita.

Em resposta, o senador afirmou ter tomado conhecimento da investigação pela própria postagem do Pentágono. “Se isso for uma tentativa de me intimidar, e intimidar outros membros do Congresso, para que deixemos de fazer nosso trabalho e de cobrar este governo, não vai funcionar”, escreveu nas redes sociais. “Já dei demais a este país para ser silenciado por valentões que se importam mais com o próprio poder do que em proteger a Constituição.”

Antes de ingressar na política, Mark Kelly atuou como piloto de combate na Guerra do Golfo e participou de quatro missões espaciais pela Nasa.

Com informações de Gazeta do Povo