O presidente do Paraguai, Santiago Peña Nieto, assinou nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, um decreto que inclui o Cartel de los Soles na lista nacional de organizações terroristas internacionais.
O documento oficial declara que “a organização criminosa transnacional conhecida como Cartel dos Sóis é designada como organização terrorista internacional”, observando que o Ministério das Relações Exteriores endossa a medida.
A decisão segue pedido aprovado em regime de urgência pelo Senado paraguaio. A proposta foi apresentada pelo senador Alfonso Noria, do partido Honor Colorado (HC), que citou riscos de fluxos financeiros ilícitos, lavagem de dinheiro e infiltração de redes criminosas nas fronteiras do país.
Com a nova classificação, o grupo ligado ao governante venezuelano Nicolás Maduro passa a ter o mesmo status, no Paraguai, de organizações como Hezbollah, Hamas e a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.
Pressão dos Estados Unidos
No início de agosto, o governo dos Estados Unidos, chefiado pelo presidente Donald Trump, elevou para US$ 50 milhões (cerca de R$ 271 milhões) a recompensa por informações que resultem na captura de Maduro — valor superior ao oferecido, à época, por Osama bin Laden.
As tensões entre Caracas e Washington aumentaram nesta semana após o envio de três navios de guerra norte-americanos para águas do Caribe próximas à Venezuela. Em 19 de agosto, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os EUA estão prontos para usar “todo o poder americano” contra responsáveis pelo tráfico de drogas para o país.

Imagem: Bruno Sznajderman via gazetadopovo.com.br
Na quinta-feira (21), a Embaixada dos Estados Unidos na Venezuela emitiu alerta recomendando que cidadãos norte-americanos evitem viagens ao território venezuelano.
Com a publicação do decreto, o Paraguai reforça suas políticas de segurança e amplia a cooperação internacional contra o crime organizado na região.
Com informações de Gazeta do Povo