Home / Internacional / Papa Leão XIV diz estar em oração por Charlie Kirk e condena violência política nos EUA

Papa Leão XIV diz estar em oração por Charlie Kirk e condena violência política nos EUA

ocrente 1758044829
Spread the love

Cidade do Vaticano – O papa Leão XIV afirmou estar rezando pela família de Charlie Kirk, ativista conservador norte-americano assassinado a tiros na quarta-feira da semana passada, dia 10. A declaração foi feita no domingo, durante encontro com o novo embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé, Brian Francis Burch.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, o pontífice — primeiro norte-americano a ocupar o cargo — “expressou preocupação com a violência política” em seu país de origem e defendeu que se evite qualquer “retórica ou instrumentalização” que acirre a polarização e dificulte o diálogo.

Bruni informou ao site Vatican News que Leão XIV mencionou diretamente “Charlie Kirk, sua esposa e filhos” nas orações e reforçou ao diplomata a mensagem de que “as diferenças políticas nunca podem ser resolvidas pela violência”.

Brian Francis Burch, ex-líder do grupo conservador CatholicVote, apresentou suas credenciais ao papa no domingo. Em comunicado divulgado pela embaixada dos EUA no Vaticano na plataforma X (antigo Twitter), a delegação confirmou que o assassinato de Kirk foi tratado na audiência e relatou a preocupação do papa com a escalada de episódios violentos no debate político norte-americano.

O encontro ocorreu poucos dias depois de Leão XIV presidir a audiência geral de 3 de setembro na Praça de São Pedro, evento em que o pontífice já havia feito apelos por diálogo e reconciliação.

Com informações de Gazeta do Povo