Home / Internacional / Papa Leão XIV completa 70 anos e recebe homenagens na Praça de São Pedro

Papa Leão XIV completa 70 anos e recebe homenagens na Praça de São Pedro

ocrente 1757858561
Spread the love

O papa Leão XIV celebrou seu 70º aniversário neste domingo, 14 de setembro de 2025, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano. Da janela do Palácio Apostólico, o pontífice rezou o Angelus e, em tom bem-humorado, comentou as faixas exibidas pelo público: “Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje eu completo 70 anos”.

Após a oração, Leão XIV agradeceu “ao Senhor, aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em oração”, enquanto uma banda executava a canção “Parabéns a Você” na praça.

Nascido em Chicago em 14 de setembro de 1955, o pontífice marca também seu primeiro ano à frente da Santa Sé. Apesar de tradicionalmente comemorar o onomástico, a data de nascimento atraiu fiéis de diversas nacionalidades ao Vaticano.

Presença peruana destacada

Entre a multidão, destacou-se um grande grupo da comunidade peruana em Roma, país pelo qual o papa também detém nacionalidade após anos de missão episcopal. Uma faixa vermelha e branca, cores da bandeira do Peru, trazia a mensagem “Feliz Aniversário” enviada pela cidade de Monsefú, na província de Chiclayo, onde ele atuou como bispo.

Nos cumprimentos pós-Angelus, o Santo Padre saudou várias entidades, entre elas os membros da associação religiosa Jesús Nazareno Cautivo de Monsefú.

Reconhecimento político

O aniversário rendeu mensagens de líderes civis e eclesiásticos. Em carta, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, parabenizou o pontífice e agradeceu seu “enérgico apelo” por uma “paz desarmada e desarmadora” desde a eleição papal, em 8 de maio de 2024. Mattarella ainda manifestou preocupação com “o medo crescente de que o mundo esteja descendo uma ladeira perigosa, impulsionada por uma lógica de dominação e por conflitos dolorosos”.

As celebrações de aniversário encerraram-se com as bênçãos habituais do Angelus, enquanto os fiéis permaneciam na praça para fotos e orações.

Com informações de Gazeta do Povo