Home / Internacional / Newsom afirma ter pressionado Trump a retirar sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros

Newsom afirma ter pressionado Trump a retirar sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros

ocrente 1763768106
Spread the love

Los Angeles, 21 nov. 2025 – O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), divulgou nesta sexta-feira (21) uma mensagem na rede X em que atribui ao próprio governador a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de eliminar a tarifa adicional de 40% aplicada a carnes, café e outros itens agrícolas importados do Brasil.

“Após minha histórica viagem ao Brasil, Don Sonolento finalmente cedeu”, escreveu a equipe de Newsom. O texto ironiza o presidente ao afirmar que “o povo americano” pagará menos por carne e café graças à atuação do governador.

Newsom esteve no Brasil na semana passada para participar da COP 30, em Belém. Durante a passagem pelo país, criticou publicamente as tarifas de até 50% impostas por Washington a produtos brasileiros, classificando a política como “desrespeitosa” a um importante parceiro comercial.

Na quinta-feira (20), Trump assinou ordem executiva que removeu a sobretaxa de 40% para 249 produtos agrícolas do Brasil. A medida veio poucos dias depois de o governo americano revogar uma tarifa global de 10% aplicada em abril às mesmas mercadorias.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a decisão libera 37,1% das exportações brasileiras para os Estados Unidos de cobranças extras. Outros 32,7% continuam sujeitos a tarifas, afetando principalmente calçados, máquinas, pescados, café solúvel e bens industriais.

Com informações de Gazeta do Povo