Home / Internacional / Netanyahu reafirma oposição “firme e inalterável” à criação de Estado palestino

Netanyahu reafirma oposição “firme e inalterável” à criação de Estado palestino

ocrente 1763306324
Spread the love

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reiterou neste domingo, 16 de novembro de 2025, que se mantém totalmente contrário ao reconhecimento de um Estado palestino a oeste do rio Jordão.

“Nossa oposição a um Estado palestino em qualquer território a oeste do Jordão é firme, válida e inalterável”, declarou o premiê no início da reunião semanal do gabinete, em pronunciamento divulgado em vídeo por seu escritório. Netanyahu acrescentou que rejeita a proposta “há décadas”, mesmo sob “pressão externa e interna”, e disse que dispensa “declarações, tuítes ou sermões” sobre o tema.

Desde a noite de sábado, integrantes do governo de coalizão manifestaram apoio a Netanyahu na rede X. Entre eles, o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben Gvir, e o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich.

As manifestações ocorreram após a missão dos Estados Unidos na ONU divulgar, na sexta-feira (14), nota favorável a um projeto de resolução do Conselho de Segurança que pode ser votado nesta segunda-feira. O texto, apoiado por Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Indonésia, Paquistão, Jordânia, Turquia e EUA, menciona um “caminho para a autodeterminação” e a criação de um Estado palestino.

No mesmo pronunciamento, Netanyahu voltou a prometer a desmilitarização do Hamas “em ambos os lados da Linha Amarela” — referência ao perímetro onde as tropas israelenses se retiraram após o cessar-fogo, mantendo parte da Faixa de Gaza sob controle militar. “Isso será alcançado, pelo bem ou pelo mal”, afirmou, lembrando que a posição foi compartilhada também pelo ex-presidente Donald Trump.

Com informações de Gazeta do Povo