Jerusalém, 2 de fevereiro de 2026 – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta segunda-feira (2) que qualquer investida militar do Irã contra território israelense será respondida com “consequências insuportáveis”. A advertência foi feita durante discurso no Knesset, em sessão que celebrou o 77º aniversário da fundação do Parlamento.
“Continuamos vigilantes e prontos para todo cenário”, afirmou Netanyahu aos deputados. Segundo o premiê, as Forças de Defesa de Israel estão preparadas para enfrentar “o eixo do mal” liderado por Teerã e seus aliados. “Quem quer que nos ataque sofrerá consequências insuportáveis”, reforçou.
As declarações antecedem a reunião marcada para esta terça-feira (3) entre Netanyahu e o enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, também em Jerusalém. Uma fonte oficial israelense confirmou o encontro à agência espanhola EFE, sem detalhar a pauta.
A visita de Witkoff ocorre no contexto da segunda fase do plano de paz para Gaza apresentado pelo presidente norte-americano Donald Trump e em meio ao aumento das tensões regionais diante da possibilidade de ação militar dos EUA contra o Irã.
Com informações de Gazeta do Povo