Home / Internacional / Navio russo Yantar é vigiado pela Marinha britânica após apontar laser contra pilotos perto da Escócia

Navio russo Yantar é vigiado pela Marinha britânica após apontar laser contra pilotos perto da Escócia

ocrente 1763562704
Spread the love

Londres – 19 nov. 2025. O Ministério da Defesa do Reino Unido deslocou uma fragata da Marinha Real e aeronaves da Força Aérea Real para acompanhar o navio russo Yantar, identificado nas últimas semanas ao norte da Escócia.

De acordo com o ministro da Defesa, John Healey, o Yantar foi projetado para coletar informações e “mapear cabos submarinos” britânicos. Durante a operação de monitoramento, a embarcação russa teria direcionado feixes de laser contra pilotos britânicos, manobra classificada pelo ministro como “extremamente perigosa”.

Healey ressaltou que esta é a segunda vez em 2025 que o Yantar se aproxima das águas do Reino Unido. “Nós os vemos, sabemos o que estão fazendo e, se o navio rumar para o sul nesta semana, estaremos preparados”, afirmou, acrescentando que o governo possui “opções militares prontas”, sem detalhá-las por motivos de segurança.

Ameaças crescentes

No mesmo discurso, feito em um centro de eventos no centro de Londres, Healey alertou para uma “nova era de poderio militar” e citou incursões de drones russos no espaço aéreo da Otan, além de 90 mil tentativas de ciberataques contra o sistema de defesa britânico somente neste ano.

Um relatório recente do Comitê de Defesa da Câmara dos Comuns indica que o Reino Unido ainda está “longe” do nível de preparação ideal para responder a um ataque militar e depende excessivamente dos Estados Unidos, assim como outros países europeus membros da Otan.

Para reforçar a capacidade operacional, o Ministério da Defesa informou ter separado 13 locais em todo o país para novas fábricas de munições e explosivos, parte de um plano de fortalecimento da indústria bélica nacional.

Com informações de Gazeta do Povo