Home / Internacional / Milei afirma que direita vive “despertar” na América do Sul após triunfo de Kast no Chile

Milei afirma que direita vive “despertar” na América do Sul após triunfo de Kast no Chile

ocrente 1765893897
Spread the love

O presidente da Argentina, Javier Milei, declarou que a direita atravessa um “despertar” na América do Sul. A afirmação foi feita nesta semana durante um evento promovido pela Fundação Faro, em meio às comemorações pela eleição do conservador José Antonio Kast no segundo turno presidencial do Chile, no último domingo (14).

Logo no início de sua fala, Milei manifestou solidariedade à comunidade judaica na Argentina e no exterior pelo atentado ocorrido no domingo em Sydney, durante a celebração do primeiro dia de Hanukkah, que deixou 16 mortos e 29 feridos. “Atos como este lembram a importância da batalha cultural que travamos”, afirmou.

O presidente argentino voltou a classificar o embate político como uma disputa de valores. Segundo ele, a diferença entre direita e esquerda é “espiritual”. “Podemos ter uma excelente gestão e uma máquina política imparável, mas não podemos abandonar a batalha cultural, porque eles nunca desistem”, disse.

Milei atacou a esquerda ao chamá-la de “vampiros profissionais”, pessoas que “nunca querem trabalhar” e buscam “sugar o sangue dos outros”. Para o mandatário, cada avanço contra esse campo político representa “uma vitória de todo ser humano que deseja viver em liberdade”. Ele também reiterou sua visão de que a chamada justiça social é “coisa de ladrões”.

O líder argentino já vinha comemorando, desde a véspera, a vitória de Kast no Chile, interpretada por ele como sinal de mudança no cenário político latino-americano. Milei completou dois anos de governo em 10 de dezembro com base parlamentar fortalecida e reformas em andamento destinadas a recuperar a economia do país, que enfrenta grave crise política e social.

Com informações de Gazeta do Povo