Home / Internacional / Milei leva à Justiça denúncia de terrorismo contra detidos em protesto trabalhista

Milei leva à Justiça denúncia de terrorismo contra detidos em protesto trabalhista

ocrente 1771040975
Spread the love

O governo da Argentina protocolou nesta sexta-feira (13) uma denúncia por terrorismo contra participantes dos confrontos ocorridos dois dias antes, em frente ao Congresso, durante manifestação contra a reforma trabalhista aprovada pelo Senado.

Segundo o Ministério da Segurança Nacional, a peça acusatória foi remetida à Justiça Federal com base na Lei Antiterrorista, que prevê penas agravadas para crimes praticados com o objetivo de “semear terror” ou pressionar decisões de autoridades públicas. Ao todo, 71 pessoas foram detidas nos atos de quarta-feira (11).

O documento também enquadra os investigados por atentado à ordem constitucional e à vida democrática, resistência à autoridade, lesões graves e danos qualificados. A classificação como terrorismo permite uma apuração federal ampliada, com possibilidade de condenações mais severas e sem concessão automática de liberdade provisória.

A ministra da Segurança, Alejandra Monteoliva, informou na quinta-feira (12) que 12 agentes oficiais ficaram feridos nos confrontos. A pasta divulgou ainda fotografias, nomes e números de identidade de cerca de 20 suspeitos apontados como responsáveis pelos episódios de violência.

Os protestos foram convocados por sindicatos de esquerda que se opõem à reforma trabalhista do presidente Javier Milei. Mesmo sob pressão nas ruas, o Senado deu sinal verde ao texto, que agora segue para análise da Câmara dos Deputados. O Executivo pretende ver a proposta sancionada antes de março.

Com informações de Gazeta do Povo