Miami (EUA) – O presidente da Argentina, Javier Milei, defendeu a formação de um “grande consenso do capitalismo” e convocou empresários a apostarem em seu país durante a edição inaugural do America Business Forum, realizada na quinta-feira (6) em Miami.
Ao lado do ex-mandatário norte-americano Donald Trump e de personalidades do esporte e dos negócios, Milei celebrou a recente vitória de seu partido nas eleições legislativas argentinas, que, segundo ele, funcionou como um “plebiscito” entre dois caminhos: o modelo “socialista”, representado pelos kirchneristas, e o “capitalista e da liberdade”.
“O povo argentino entendeu a mentira da esquerda e disse não ao socialismo do século XXI”, afirmou. Para Milei, o capitalismo é a consequência natural da liberdade individual. “O direito fundamental é possuir os frutos do próprio trabalho e dispor livremente do próprio tempo; daí deriva a propriedade privada”, completou.
Críticas ao Estado e referência a Cuba
O presidente argentinou disparou contra a intervenção estatal na economia e em políticas de combate à desigualdade. Segundo ele, a ampliação do Estado na América e na Europa, ao longo de mais de um século, “terminou controlando a vida das pessoas”. Ao comparar esse processo à experiência cubana, citou Fidel Castro: “Prometeu justiça social e democracia e acabou impondo uma ditadura que durou mais de 50 anos”.
“Risco Kirchner” nos Estados Unidos
Milei também comentou o resultado das últimas eleições locais nos EUA, nas quais os democratas obtiveram vitórias em três estados, alertando para o que chamou de “risco Kirchner” – expressão usada para se referir a impactos econômicos e sociais de políticas de esquerda. “Eles se disfarçam de cordeiros e são piores que lobos vorazes; é o risco Kuka, risco kirchnerista, risco do socialismo”, declarou.
Apelo direto a investidores
Encerrando os 30 minutos de discurso, o argentino convidou o público empresarial a participar de seu programa de reformas. “Venham investir na Argentina. Façam parte da demonstração do poder e da superioridade moral do capitalismo”, disse.
No dia anterior, Trump havia discursado no mesmo evento e projetou Miami como “refúgio” para quem queira “escapar do regime comunista” em Nova York após a vitória de Zohran Mamdani na eleição local.
O America Business Forum reuniu milhares de participantes na Flórida, incluindo chefes de Estado, investidores e atletas, e marcou a primeira edição do encontro fora do Uruguai.
Com informações de Gazeta do Povo