Home / Internacional / Milei atribui turbulência financeira a “sabotagem” da oposição e cita negociação de empréstimo com EUA

Milei atribui turbulência financeira a “sabotagem” da oposição e cita negociação de empréstimo com EUA

ocrente 1758423864
Spread the love

O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2025, que a recente instabilidade no mercado financeiro do país é consequência de uma “sabotagem” promovida pela oposição com fins eleitorais.

Durante discurso na Bolsa de Comércio de Córdoba, Milei declarou que “a política não para de colocar um prego na roda” e se empenha em “destruir” o equilíbrio fiscal e a desaceleração inflacionária alcançados por seu governo.

Negociação com o Tesouro dos EUA

O chefe do Executivo revelou estar em “negociações avançadas” para obter um empréstimo junto ao Tesouro dos Estados Unidos, mas não detalhou valores ou prazos.

Críticas à oposição

Segundo Milei, a “parte mais irracional da política argentina” já aprovou mais de 40 leis contrárias ao Executivo, movimento que, na avaliação dele, busca “quebrar o equilíbrio macroeconômico” e gerar “pânico” no mercado.

O presidente responsabilizou esses grupos pela alta volatilidade do câmbio, que obrigou o Banco Central a intervir para conter a escalada do dólar.

Eleição de 26 de outubro

Milei afirmou ainda que a população “vai refletir novamente” e, em 26 de outubro, “pintará o país de violeta”, referência à cor de seu partido.

Com informações de Gazeta do Povo