Home / Internacional / Marinha de Israel intercepta nove barcos rumo a Gaza e detém 140 ativistas

Marinha de Israel intercepta nove barcos rumo a Gaza e detém 140 ativistas

ocrente 1759933143
Spread the love

A Marinha de Israel abordou nesta quarta-feira (8) nove embarcações da Flotilha da Liberdade – conhecida como Thousand Madleens – em águas internacionais, a aproximadamente 110 milhas náuticas (cerca de 204 quilômetros) da costa da Faixa de Gaza.

Segundo a campanha Rumo a Gaza, cerca de 140 participantes foram detidos durante a operação, que começou por volta das 7h45 GMT. Três veleiros haviam sido interceptados inicialmente a 120 milhas náuticas de Gaza; horas depois, todos os barcos, inclusive o Conscience, foram assumidos por militares israelenses.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou a ação e afirmou que todos os passageiros “estão seguros e em bom estado de saúde”. A pasta informou ainda que os detidos “serão deportados imediatamente”.

A flotilha relatou que a tripulação estava desarmada e incluía médicos, jornalistas e representantes eleitos, entre eles a deputada Jimena González, do partido Mais Madri, na Assembleia da Comunidade de Madri.

De acordo com os organizadores, as embarcações transportavam ajuda humanitária avaliada em mais de US$ 110 mil, composta por medicamentos, equipamentos respiratórios e suplementos nutricionais destinados a hospitais de Gaza.

Os ativistas estão sendo conduzidos a um porto israelense para posterior deportação, procedimento semelhante ao aplicado à flotilha Global Sumud, interceptada na semana anterior. Das mais de 450 pessoas daquela operação, seis ainda permaneciam presas até terça-feira (7) na penitenciária de Ketziot.

Com informações de Gazeta do Povo