A líder opositora venezuelana María Corina Machado informou, na manhã desta quarta-feira (10), que já está em deslocamento para Oslo, embora não consiga chegar a tempo à cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025.
Em conversa telefônica de local não revelado com o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jørgen Watne Frydnes, Machado manifestou emoção pelo reconhecimento e lamentou o atraso. “Estamos muito emocionados e honrados. Lamento dizer que não conseguirei chegar a tempo, mas estou a caminho de Oslo neste momento”, declarou.
Perseguida pelo governo de Nicolás Maduro e impedida de deixar a Venezuela em diversas ocasiões, a ex-deputada será representada na solenidade pela filha. Segundo Machado, “centenas de venezuelanos” vindos de várias partes do mundo, além de sua família e equipe, já aguardam na capital norueguesa.
A opositora destacou que o prêmio pertence “a todos os venezuelanos” e disse esperar reencontrar os filhos, que não vê há dois anos. “Assim que eu chegar, poderei abraçar minha família e tantos venezuelanos e noruegueses que compartilham nossa luta”, afirmou antes de embarcar.
Machado reiterou agradecimento ao Comitê Nobel pelo “imenso reconhecimento” à luta pela democracia e pela liberdade na Venezuela.
Com informações de Gazeta do Povo