Home / Internacional / Maduro desembarca algemado em Nova York e é levado a prisão federal dos EUA

Maduro desembarca algemado em Nova York e é levado a prisão federal dos EUA

ocrente 1767496773
Spread the love

O ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro chegou a Nova York na tarde deste sábado, 3 de janeiro de 2026, sob forte esquema de segurança dos Estados Unidos. Ele foi transportado em um Boeing 757 militar que pousou no Aeroporto Internacional Stewart, no estado de Nova York, poucas horas após ter sido capturado em Caracas por forças americanas, juntamente com a esposa, Cilia Flores.

Dezenas de agentes federais de diversas agências, entre elas o Federal Bureau of Investigation (FBI) e a Drug Enforcement Administration (DEA), aguardavam a aeronave. Assim que o avião estacionou, os agentes subiram a bordo e assumiram oficialmente a custódia do detido.

Maduro deixou o avião algemado, vestindo roupas cinza, e foi escoltado por mais de uma dúzia de agentes, segundo imagens transmitidas por uma afiliada local da CNN. A presença de Cilia Flores não foi registrada no desembarque.

Destino inicial: prisão no Brooklyn

As autoridades informaram que o ex-mandatário deve ser encaminhado inicialmente ao Metropolitan Detention Center (MDC), penitenciária federal localizada no distrito do Brooklyn. Ele permanecerá no local enquanto aguarda as primeiras audiências na Justiça norte-americana.

Acusações reiteradas

Maduro já havia sido formalmente denunciado em 2020 pela Promotoria do Distrito Sul de Nova York. Neste sábado, o Departamento de Justiça dos EUA apresentou uma acusação substitutiva que mantém os principais pontos do processo: conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína para o território norte-americano e crimes ligados ao uso e posse de armas automáticas.

O comparecimento do ex-chefe de Estado ao tribunal federal deve ocorrer nos próximos dias, segundo autoridades judiciais.

Com informações de Gazeta do Povo