Caracas/Santiago — O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ameaçou publicamente o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, na noite de segunda-feira (15), e ouviu de volta a acusação de ser um “narcoditador”.
Durante seu programa na emissora estatal Venezolana de Televisión (VTV), Maduro criticou as promessas de Kast de intensificar o combate à imigração ilegal e promover deportações em massa. “Você pode ser um apoiador declarado e convicto do ditador Augusto Pinochet, mas tenha muito cuidado se encostar um dedo em um venezuelano. Os venezuelanos merecem respeito”, afirmou. Em seguida, completou: “Qualquer um que se meta com a Venezuela se dá mal, e você pode se dar mal muito rapidamente, senhor Kast”.
Kast respondeu na manhã de terça-feira (16), em Santiago, antes de embarcar para Buenos Aires, onde tem reunião marcada com o presidente argentino Javier Milei. “Ele é um ditador, um narcoditador, que atravessa momentos difíceis por causa da pressão dos Estados Unidos e, certamente, mais tarde, de outros países, porque a exportação de drogas é inaceitável”, declarou o chileno.
O confronto verbal ocorre dois dias depois da vitória de Kast no segundo turno presidencial, realizado no domingo (14). O direitista derrotou a candidata de esquerda Jeannette Jara e assumirá o Palácio de La Moneda em março, para um mandato de quatro anos.
Com informações de Gazeta do Povo