Home / Internacional / Macron quer que União Europeia acione “escudo” contra nova ofensiva tarifária de Trump

Macron quer que União Europeia acione “escudo” contra nova ofensiva tarifária de Trump

ocrente 1768826998
Spread the love

Bruxelas – O presidente francês, Emmanuel Macron, solicitou nesta segunda-feira (19) que a União Europeia recorra ao Instrumento contra a Coerção Econômica (ACI, na sigla em inglês) para responder à ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas adicionais a países europeus.

No sábado (17), Trump publicou em suas redes sociais que aplicará uma sobretaxa de 10% a partir de 1º de fevereiro sobre produtos vindos de Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia. O aumento, segundo o americano, puniria nações que se opõem ao plano dos EUA de anexar a Groenlândia.

Em reunião de emergência no Palácio do Eliseu, Macron classificou a medida como “inaceitável” e defendeu uma resposta “unida e coordenada” do bloco. O ACI, criado em 2023, permite que a UE adote sanções como tarifas de retaliação, restrição ao acesso de empresas estrangeiras a licitações públicas na Europa, bloqueio de investimentos e exigência de compensações financeiras.

Fontes diplomáticas em Bruxelas afirmam que, se o pedido francês for aprovado pelos 27 Estados-Membros, o bloco poderá impor tarifas que chegariam a €93 bilhões ou limitar a atuação de companhias americanas no mercado europeu.

O instrumento foi elaborado após o primeiro mandato de Trump, quando governos europeus alegaram que a Organização Mundial do Comércio não contempla casos de coerção econômica e, por isso, seria necessário um mecanismo próprio de defesa.

Com informações de Gazeta do Povo