Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as ações dos Estados Unidos na Venezuela durante discurso improvisado no congresso nacional do PCdoB, realizado na capital federal na quinta-feira, 16 de outubro de 2025. A fala, que viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (18), ocorreu enquanto o Itamaraty busca reduzir tensões com Washington.
Sem citar diretamente o presidente americano Donald Trump, Lula afirmou que “o povo venezuelano é dono do seu destino” e que nenhum líder estrangeiro “tem de dar palpite” sobre os rumos de Caracas ou de Havana. “Todo mundo diz que a gente vai transformar o Brasil na Venezuela. O Brasil nunca vai ser a Venezuela e a Venezuela nunca vai ser o Brasil. Cada um será ele”, declarou.
As declarações vieram após o governo dos EUA confirmar a autorização para que a CIA conduza operações secretas voltadas a derrubar Nicolás Maduro, acusado pela Casa Branca de envolvimento com o narcotráfico. Além disso, o Pentágono ampliou a presença militar no Caribe, com navios de guerra monitorando embarcações suspeitas de transporte de drogas.
No mesmo pronunciamento, Lula elogiou o regime cubano. “Cuba não é um país de exportação de terrorista. Cuba é um exemplo de povo de dignidade”, disse. Ele também criticou o que chamou de distorções propagadas pela direita sobre defensores dos direitos humanos, ressaltando que “passaram para a cabeça do povo que todos nós queremos bandido fora da cadeia”.
O discurso aconteceu em meio a esforços da diplomacia brasileira para preservar o diálogo com Washington, que recentemente elevou o tom contra o governo de Nicolás Maduro.
Com informações de Gazeta do Povo