Home / Internacional / Lula comemora encontro “impossível” com Trump na Malásia e fala em possível fim de tarifas

Lula comemora encontro “impossível” com Trump na Malásia e fala em possível fim de tarifas

ocrente 1761487312
Spread the love

Brasília, 26.out.2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu publicamente o “encontro que parecia impossível” realizado neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, capital da Malásia.

A reunião ocorreu à margem da Cúpula de Líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e durou aproximadamente 45 minutos. Lula destacou o deslocamento de 22 horas feito por ambos os chefes de Estado para chegar ao país asiático. “Conseguimos nos reunir aqui na Malásia quando não parecia viável nem no Brasil nem nos Estados Unidos”, declarou durante pronunciamento em um fórum empresarial.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, Trump sinalizou a possibilidade de suspender tarifas atualmente aplicadas ao Brasil. Ainda neste domingo, representantes dos dois governos devem voltar a conversar para detalhar o tema.

Sinalizações sobre tarifas

Na véspera do encontro, sábado (25), Trump já havia admitido perante jornalistas que Washington poderia reduzir ou eliminar as taxas sobre produtos brasileiros “se as circunstâncias forem adequadas”. Questionado se uma das condições seria a revisão das penas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o norte-americano respondeu que o assunto “não é da conta” da imprensa, mas afirmou gostar de Bolsonaro e disse sentir-se incomodado com as punições ao político.

Segundo o governo brasileiro, a situação de Bolsonaro não foi incluída na pauta oficial da conversa entre Lula e Trump.

Com informações de Gazeta do Povo