Home / Internacional / Londres responsabiliza Putin por morte de britânica e bloqueia toda a GRU

Londres responsabiliza Putin por morte de britânica e bloqueia toda a GRU

ocrente 1764918256
Spread the love

O governo do Reino Unido declarou nesta quinta-feira (4) que o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou a operação da inteligência militar russa (GRU) que, em 2018, envenenou o ex-agente Sergei Skripal e sua filha Yulia em Salisbury e levou à morte da britânica Dawn Sturgess.

As conclusões constam do Dawn Sturgess Inquiry, relatório final publicado hoje, que atribui ao Kremlin a fabricação e manutenção do agente nervoso Novichok, em violação à Convenção de Armas Químicas.

Em reação, Downing Street anunciou sanções contra a GRU como organismo inteiro e contra outros 11 indivíduos ligados a ações consideradas hostis ao Reino Unido. Segundo o documento, Putin teria aprovado pessoalmente a missão que colocou o agente químico em território britânico, originalmente destinada a atingir os Skripal e que acabou vitimando Sturgess, contaminada ao manusear um frasco com a substância.

O primeiro-ministro Keir Starmer classificou a morte de Sturgess como “um lembrete da agressão imprudente do Kremlin” e prometeu manter a pressão sobre Moscou por meio de novas medidas punitivas e cooperação reforçada com aliados europeus.

A ministra das Relações Exteriores, Yvette Cooper, afirmou que o relatório prova “decisões deliberadas e hediondas” do governo russo que colocaram cidadãos britânicos em risco. Cooper informou ainda que o embaixador da Rússia em Londres foi convocado para prestar esclarecimentos sobre as conclusões da investigação e sobre as sanções recém-impostas.

Com informações de Gazeta do Povo