Home / Internacional / Líder opositora venezuelana afirma que governo Maduro vive últimos dias após ação militar dos EUA

Líder opositora venezuelana afirma que governo Maduro vive últimos dias após ação militar dos EUA

ocrente 1756902502
Spread the love

Caracas / Cidade do Panamá – A dirigente opositora venezuelana María Corina Machado declarou nesta terça-feira (2) que o governo de Nicolás Maduro “está com os dias contados”, poucas horas depois de os Estados Unidos confirmarem um ataque contra uma embarcação ligada ao narcotráfico no Caribe.

O pronunciamento foi feito durante um fórum na Cidade do Panamá. Machado afirmou que a pressão internacional contra o chavismo “se fecha a cada dia” diante de ações políticas e militares de Washington. “O cerco que os democratas do Ocidente impuseram ao cartel narcoterrorista que ainda segue em Miraflores está se fechando”, disse.

Ataque no Caribe

De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, a operação realizada em águas internacionais próximas à Venezuela resultou na morte de 11 pessoas classificadas como “narcoterroristas”. Os alvos seriam integrantes do grupo criminoso Tren de Aragua, designado como organização terrorista por Washington.

O então presidente norte-americano Donald Trump confirmou que a ação integra a estratégia de combate ao narcotráfico de sua administração e atribuiu a Maduro responsabilidade pelas redes criminosas na região. “Nossa administração não permitirá que a ditadura venezuelana ameace a estabilidade do hemisfério”, declarou.

Transição política

Escondida em local não revelado dentro da Venezuela, Machado garantiu que a oposição já se organiza para uma transição democrática. “Por mais que tentem nos ameaçar, sabemos que os dias dessa organização criminosa estão contados”, afirmou, conclamando opositores no exílio e no país a se unirem para ampliar a mobilização.

A líder também destacou que o episódio no Caribe evidencia, segundo ela, o isolamento internacional do governo venezuelano.

Com informações de Gazeta do Povo