Home / Internacional / Justiça francesa autoriza Sarkozy a aguardar recurso em liberdade vigiada

Justiça francesa autoriza Sarkozy a aguardar recurso em liberdade vigiada

ocrente 1762784225
Spread the love

Paris – O Tribunal de Apelação de Paris determinou nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2025, que o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, 70 anos, deixe o presídio de La Santé para aguardar em liberdade a análise de seu recurso contra a sentença de cinco anos de prisão por corrupção e financiamento ilegal de campanha.

Sarkozy estava detido havia 20 dias. A decisão estabelece um controle judicial que lhe proíbe sair do território francês, manter contato com os demais condenados no processo e se comunicar com o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, aliado político que o visitou na prisão.

O ex-chefe de Estado (2007-2012) foi condenado em setembro por permitir que colaboradores buscassem recursos junto ao regime do então líder líbio Muammar Gaddafi para custear a campanha presidencial de 2007.

A leitura da decisão ocorreu por videoconferência. Visivelmente tenso, Sarkozy ouviu o veredito sem fazer declarações após ser convidado a se manifestar. Em audiência realizada horas antes, ele descreveu a experiência na prisão como “muito dura e exaustiva” e agradeceu “a humanidade excepcional” dos agentes penitenciários.

O pedido de soltura foi apresentado pela defesa logo após a detenção. Os advogados argumentaram que o ex-presidente não representa risco de fuga nem de destruição de provas, além de alegarem preocupações com sua integridade física.

A sessão contou com forte presença da imprensa. Na sala do tribunal estavam a esposa do ex-presidente, Carla Bruni, dois dos filhos do casal (Jean e Pierre) e o irmão François. Para evitar gravações, celulares foram recolhidos pelas autoridades.

Com a decisão, Sarkozy poderá deixar a penitenciária ainda hoje e permanecerá sob vigilância até o julgamento definitivo do recurso.

Com informações de Gazeta do Povo