Washington (18.fev.2026) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a liberação de investimentos japoneses avaliados em US$ 550 bilhões no território norte-americano, resultado do acordo comercial fechado entre os dois países em julho de 2025.
Anunciado na rede social Truth Social na terça-feira (17), o pacote inicial contempla projetos de energia, gás natural liquefeito (GNL) e minerais críticos. Segundo Trump, a iniciativa “revitalizará a base industrial, criará centenas de milhares de empregos e reforçará a segurança nacional e econômica como nunca antes”.
Tarifas como peça-chave
O republicano atribuiu o avanço do entendimento bilateral à sua política tarifária. “A escala desses projetos é tão grande e não poderia ser realizada sem uma palavra muito especial: tarifas”, escreveu.
Entre os empreendimentos citados estão uma usina termelétrica a gás em Ohio, operações de petróleo e gás no Texas e a exploração de minerais críticos na Geórgia.
Termos do acordo de 2025
Firmado em julho do ano passado, o tratado comercial pré-estabeleceu a redução de tarifas recíprocas de 24% para 15% sobre produtos japoneses e ampliou o acesso de veículos e produtos agrícolas norte-americanos ao mercado do Japão.
Takaichi reconduzida em Tóquio
Paralelamente, o Parlamento japonês reconduziu nesta quarta-feira (18) Sanae Takaichi ao cargo de primeira-ministra após o Partido Liberal Democrático (PLD) obter maioria de dois terços na Câmara Baixa nas eleições antecipadas de 8 de fevereiro. Aliada de Trump, Takaichi indicou que não fará grandes mudanças em seu gabinete e mantém alinhamento com Washington em políticas econômica, de segurança e migratória.
Com informações de Gazeta do Povo