Home / Internacional / Israel diz ter eliminado autor do sequestro de Yarden Bibas

Israel diz ter eliminado autor do sequestro de Yarden Bibas

rss featured 18912 1755643050
Spread the love

Tel Aviv – As Forças de Defesa de Israel (FDI) e o serviço de segurança interna Shin Bet informaram nesta terça-feira (19) que eliminaram Jihad Kamal Salem Najjar, apontado como o responsável pelo sequestro de Yarden Bibas durante os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Segundo o comunicado, Najjar foi morto em 10 de agosto. As autoridades não detalharam a localização exata da operação, mas destacaram que o militante não atuará mais “contra civis israelenses”.

Manifestação da vítima

Em nota, Yarden Bibas agradeceu às forças de segurança: “Uma pequena parte do meu fechamento aconteceu hoje. Obrigado às FDI, ao Shin Bet e a todos que participaram da eliminação de um dos terroristas que me sequestraram em 7 de outubro. Graças a vocês, ele não poderá mais ferir ninguém”.

O israelense também pediu a continuação dos esforços para libertar outros reféns: “Por favor, mantenham-se heróis. Aguardo o encerramento completo com o retorno dos meus amigos David e Ariel e dos outros 48 reféns”.

Família Bibas

Yarden foi sequestrado em casa com a esposa, Shiri, e os filhos Ariel (4 anos) e Kfir (9 meses). A família foi levada para a Faixa de Gaza; Shiri e as crianças foram assassinadas em cativeiro. Os corpos foram entregues a Israel em 20 de fevereiro de 2025, em Khan Yunis, por meio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

O caso ganhou projeção internacional por uma campanha israelense que usava a cor laranja, referência aos cabelos ruivos das crianças.

Israel diz ter eliminado autor do sequestro de Yarden Bibas - Imagem do artigo original

Imagem: Reprodução via gazetadopovo.com.br

Libertação e relatos

Yarden Bibas foi libertado em fevereiro de 2025, durante uma trégua. Em entrevista ao Canal 12, em maio, ele contou ter encontrado um amigo de infância nos túneis do Hamas e ter recebido a visita de Yahya Sinwar, então líder do grupo na Faixa de Gaza, morto pelas FDI em outubro do ano passado.

As autoridades israelenses afirmam continuar à procura dos demais sequestrados em 7 de outubro.

Com informações de Gazeta do Povo