Jerusalém – O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, confirmou neste domingo (31), que Abu Obaida, porta-voz das Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, foi morto em um bombardeio israelense realizado na véspera contra a Cidade de Gaza.
Segundo Katz, o alvo foi atingido no bairro de Al Rimal. Em mensagem publicada na rede social X, o ministro elogiou a “execução perfeita” da operação conduzida pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) e pela agência de segurança interna Shin Bet.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já havia informado, no início de uma reunião de gabinete, que o ataque visava especificamente Obaida, figura pública do Hamas desde os ataques do grupo a Israel em 7 de outubro de 2023. Desde então, o porta-voz divulgou diversos vídeos sobre negociações e sobre a situação dos reféns em poder da organização.
O governo israelense vem anunciando a eliminação de lideranças do Hamas nos últimos meses. Em julho de 2024, um ataque em Teerã matou o líder político Ismail Haniyeh. Antes, em 17 de outubro do mesmo ano, Tel Aviv informou a morte de Yahya Sinwar, apontado como mentor dos ataques de 2023 e considerado o homem mais procurado por Israel na Faixa de Gaza.

Imagem: Gazeta do PovoGazeta do Povo com Agênci
Israel intensifica suas operações em Gaza desde outubro de 2023, em resposta aos ataques coordenados pelo Hamas que deixaram centenas de mortos e desencadearam a atual ofensiva.
Com informações de Gazeta do Povo