Home / Internacional / Israel diz ter matado porta-voz militar do Hamas em ataque aéreo na Cidade de Gaza

Israel diz ter matado porta-voz militar do Hamas em ataque aéreo na Cidade de Gaza

ocrente 1756708040
Spread the love

Jerusalém – O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, confirmou neste domingo (31), que Abu Obaida, porta-voz das Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, foi morto em um bombardeio israelense realizado na véspera contra a Cidade de Gaza.

Segundo Katz, o alvo foi atingido no bairro de Al Rimal. Em mensagem publicada na rede social X, o ministro elogiou a “execução perfeita” da operação conduzida pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) e pela agência de segurança interna Shin Bet.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já havia informado, no início de uma reunião de gabinete, que o ataque visava especificamente Obaida, figura pública do Hamas desde os ataques do grupo a Israel em 7 de outubro de 2023. Desde então, o porta-voz divulgou diversos vídeos sobre negociações e sobre a situação dos reféns em poder da organização.

O governo israelense vem anunciando a eliminação de lideranças do Hamas nos últimos meses. Em julho de 2024, um ataque em Teerã matou o líder político Ismail Haniyeh. Antes, em 17 de outubro do mesmo ano, Tel Aviv informou a morte de Yahya Sinwar, apontado como mentor dos ataques de 2023 e considerado o homem mais procurado por Israel na Faixa de Gaza.

Israel intensifica suas operações em Gaza desde outubro de 2023, em resposta aos ataques coordenados pelo Hamas que deixaram centenas de mortos e desencadearam a atual ofensiva.

Com informações de Gazeta do Povo