Home / Internacional / Exército israelense diz ter destruído extensa rede de túneis do Hamas sob Beit Hanoun

Exército israelense diz ter destruído extensa rede de túneis do Hamas sob Beit Hanoun

ocrente 1763664609
Spread the love

As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, que desmantelaram uma ampla rede de túneis do Hamas construída sob a cidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza.

Em comunicado, os militares israelenses afirmaram que novas informações de inteligência indicavam que Beit Hanoun funcionava como um dos principais centros de operações do grupo na região. De acordo com as FDI, o sistema subterrâneo se estendia por toda a área urbana e havia sido erguido sob residências civis.

Na superfície, os soldados relataram ter identificado milhares de estruturas usadas pelo Hamas, entre depósitos de armamentos, posições de disparo e centros de comando. Um dos pontos considerados mais emblemáticos pela tropa foi a descoberta de combatentes armados dentro de uma escola primária; logo abaixo do prédio, havia um poço que levava a um dos túneis.

Segundo o Exército, toda a infraestrutura foi neutralizada durante a operação. “Ao longo do conflito, a verdadeira face do Hamas tem sido exposta repetidamente — terrorismo escondido atrás da população civil”, declarou a força militar.

Cessar-fogo sob tensão

No último dia 10, completou-se um mês do cessar-fogo acertado entre Israel e Hamas, primeira etapa de um plano de paz mediado pelos Estados Unidos. Nesse período, prisioneiros palestinos vêm sendo trocados pelos 48 reféns que permaneciam em Gaza: 20 estavam vivos e já foram libertados; dos 28 mortos, os corpos de três ainda não foram recuperados.

A trégua, porém, tem sido violada em diferentes ocasiões desde 10 de outubro, com ambos os lados trocando acusações de descumprimento dos termos.

Na segunda-feira, 17 de novembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou resolução proposta pelos Estados Unidos que prevê as próximas fases do acordo, entre elas a formação de uma força internacional de segurança para atuar na Faixa de Gaza.

Com informações de Gazeta do Povo