Teerã — O ministro da Defesa do Irã, general de brigada Aziz Nafizardeh, afirmou nesta quarta-feira (14) que as Forças Armadas iranianas bombardearão instalações militares dos Estados Unidos e de qualquer país que auxilie Washington caso a República Islâmica seja atacada.
“O Irã atacará bases americanas se for atacado”, disse Nafizardeh, citado pela agência estatal Mehr. Segundo o ministro, “todas as bases dos EUA e as bases militares de outros países da região que ajudarem os EUA em ataques contra solo iraniano serão consideradas alvos legítimos”. Ele advertiu ainda que “a resposta iraniana será dolorosa para os inimigos”.
A declaração ocorre em meio à escalada de tensão com Washington. O presidente norte-americano, Donald Trump, vem ameaçando lançar uma ofensiva para proteger os milhares de manifestantes que protestam há duas semanas em diversas cidades iranianas e, segundo fontes oficiais de Teerã e organizações de direitos humanos, já resultaram na morte de milhares de civis.
Em junho do ano passado, os Estados Unidos bombardearam instalações nucleares iranianas, ação que, de acordo com Teerã, matou mais de mil pessoas, a maioria civis. Em retaliação, o Irã disparou mísseis contra a base americana de Al Udeid, no Catar, sem provocar grandes danos.
Principais bases americanas na região
A base aérea de Al Udeid, no Catar, abriga cerca de 10 mil militares e funciona como quartel-general avançado do Comando Central dos EUA (Centcom). No Bahrein, está sediado o comando da Quinta Frota da Marinha.
No território iraquiano do Curdistão ficam as bases de Al Asad e Erbil, utilizadas pela coalizão contra o Estado Islâmico. No Kuwait, a base aérea Ali al-Salem e o acampamento Arifjan concentram aproximadamente 13,5 mil soldados americanos.
Para operações de inteligência, os EUA recorrem principalmente à base aérea de Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos.
As ameaças de Teerã elevam o alerta nessas instalações, que podem se tornar alvos imediatos caso os Estados Unidos optem por uma ação militar contra o Irã.
Com informações de Gazeta do Povo