Home / Internacional / Indonésia veta entrada de ginastas israelenses no Mundial de Jacarta

Indonésia veta entrada de ginastas israelenses no Mundial de Jacarta

ocrente 1760033801
Spread the love

O governo da Indonésia decidiu não conceder vistos a atletas de Israel que pretendem disputar o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, marcado para começar em Jacarta em 19 de outubro.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 9 de outubro de 2025, pelo ministro da Justiça e Direitos Humanos, Yusril Ihza Mahendra. Segundo ele, a medida segue “orientações prévias” do presidente indonésio, Prabowo Subianto.

Em setembro, durante discurso na Assembleia Geral da ONU, Subianto classificou como “catastrófica” a situação humanitária na Faixa de Gaza, defendeu a solução de dois Estados e pediu garantias de segurança para Israel. Mesmo após o anúncio, na quarta-feira (8), de que Israel e o Hamas acertaram a primeira fase de um plano de paz — comunicado feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump —, Jacarta manteve a recusa dos vistos.

A Indonésia, país de maioria muçulmana que não reconhece o Estado de Israel, mantém desde os Jogos Asiáticos de 1962 a prática de barrar a participação de atletas israelenses em seu território. Por causa dessa política, o país perdeu o direito de sediar a Copa do Mundo Sub-20 de 2023.

Pressões para excluir Israel de competições internacionais têm se multiplicado. Em setembro, o premiê espanhol Pedro Sánchez sugeriu que o país fosse banido de eventos esportivos, citando o exemplo da Rússia. No mesmo mês, especialistas em direitos humanos pediram à Fifa e à Uefa a suspensão de Israel de torneios de futebol. A Uefa arquivou a demanda, enquanto a Fifa afirmou não poder resolver disputas geopolíticas.

Com informações de Gazeta do Povo